Por que o álcool deixa as pessoas bêbadas?


Se você é uma dessas pessoas que adora provar um bom vinho no final da noite ou que costuma se reunir frequentemente com seus amigos para beberem e se confraternizar em meio a diversas bebidas alcoólicas, e após toda a sensação passar, se pergunta o motivo de ter ficado bêbado depois de alguns ”goles”, explicaremos detalhadamente como seu organismo reage após a ingestão de bebidas alcoólicas.

Para muitos adeptos de bebidas quentes e geladas, que costumam abusar das doses e veem no álcool um estímulo extra para se encorajar a falar e fazer coisas que sóbrio não faria, a bebida é uma verdadeira aliada, que na maioria das vezes cobra caro para dar uma forcinha a quem precisa de sua ”porção de coragem”.

Fonte: Reprodução

Responsável por uma série de vexames e episódios extremamente vergonhoso, o álcool pode facilmente levar homens e mulheres ao vício e proporcionar uma série de doenças, podendo até mesmo chegar a comprometer a vida de pessoas que o consome em excesso.

O álcool e seus efeitos sobre as pessoas

Todas as bebidas alcoólicas possuem em sua composição o princípio ativo do álcool comum, o etanol. Sendo assim, após a entrada no organismo, o álcool começa a fazer uma grande viagem em seu sistema digestório, passando pela corrente sanguínea e pelas membranas celulares, até chegar ao ponto de afetar o cérebro.

Fonte: Reprodução

Ao atingir a parte central do cérebro, o etanol atua como um depressor de seu sistema nervoso, fazendo com que a dopamina, conhecida como um dos hormônios que causam ”alegria”, seja ligada aos receptores nervosos espalhados pelo corpo.

Dessa forma, o álcool faz com que nossos processos cognitivos se tornem mais lentos e que nossa resposta aos estímulos externos sejam bem menos intuitivas e rápidas; assim, os efeitos apresentados na maioria das pessoas é uma sensação de calma, relaxamento e sono, fazendo com que esses sentimentos se intensifiquem pouco a pouco de forma gradativa.

Fonte: Reprodução

No entanto, é claro que outros diversos fatores estão associados aos motivos pelo álcool embebedar alguém. Dentre eles, podemos citar a idade, o sexo e o peso, que são fatores determinantes na quantidade de álcool que você poderá ingerir sem sentir seus efeitos de forma agressiva.

log in

reset password

Back to
log in